quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quatro capitais brasileiras estão entre as mais desiguais do mundo, diz ONU

19/03/10 - 10h27 - Atualizado em 19/03/10 - 13h00

Goiânia, Brasília, BH e Fortaleza só são menos desiguais que 3 africanas.
Número de moradores de favelas caiu 16% no Brasil, segundo relatório.


Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília são as cidades mais desiguais do Brasil, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que será divulgado nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro. Em comparação às cidades no mundo, só perdem para três cidades sulafricanas, que lideram a lista de desigualdade: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni.O Brasil, no entanto, ainda é considerado pela ONU o pior da América Latina em termos de desigualdade.

Esse é um dos dados que serão apresentados no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, onde vai acontecer, na próxima semana, o V Fórum Urbano Mundial da ONU. Este ano o tema em debate é o crescimento das cidades e as políticas públicas que precisam ser implementadas para o cidadão ter seus direitos garantidos, como o acesso à moradia. Segundo a ONU, mais da metade da humanidade hoje vive em cidades.

As cidades citadas apontaram um valor de Gini, baseado na renda, superior a 0,60. Esse índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade entre o que as pessoas ganham).

No documento, a ONU ressalta que quando o índice de Gini tem como base o gasto em consumo, reflete menos desigualdade do que quando se baseia em renda. Isso significa que, mesmo que as cidades brasileiras apresentem um alto índice de desigualdade de renda, o acesso à água potável e ao saneamento básico obtiveram um resultado melhor do que as cidades altamente desiguais dos países pobres africanos.

Um exemplo, segundo a ONU, é que em Brasília, apesar do alto valor de Gini, 90% da população tem acesso à água corrente e 85%, a saneamento.
Favelização diminuiu

De acordo com o relatório, 227 milhões de pessoas em todo o mundo deixaram as favelas na última década. O documento afirma que o Brasil conseguiu reduzir sua população favelizada em 16% desde 2000. Cerca de 10,4 milhões de pessoas melhoraram as condições de vida nesses 10 anos.

A redução na favelização no Brasil é atribuída, entre outros fatores, a políticas que aumentaram a renda dos mais pobres, redução do crescimento populacional e programas de urbanização.

O documento afirma ainda que China e Índia também melhoraram as condições de moradia de suas populações. Só na Índia, 125 milhões de pessoas saíram das favelas entre 2000 e 2010.


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1536525-5598,00-QUATRO+CAPITAIS+BRASILEIRAS+ESTAO+ENTRE+AS+MAIS+DESIGUAIS+DO+MUNDO+DIZ+ONU.html

Comentário sobre a reportagem:

O Brasil possui quatro capitais que são consideradas as mais desiguais do mundo, conforme relatório da ONU, são elas Goiânia, Brasília Belo Horizonte e Fortaleza. Essas cidades só perdem para três capitais da África do Sul, como já foi citado no blog, Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni. Na América Latina o Brasil ainda é considerado pela ONU como o país com maior desigualdade entre a renda da população. Para medir o nível de desigualdade entre os países a ONU utiliza uma medição denominada Gini, que se baseia na renda da população, esta medição vária de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 maior a desigualdade. Mesmo o Brasil possuindo uma grande desigualdade de renda, as condições de água potável e saneamento básico na sociedade brasileira estão muito melhor do que em alguns países africanos.

Ouve um grande número de pessoas que deixaram de morar em favelas durante esta última década, 227 milhões de pessoas deixaram as favelas de todo o mundo. A população brasileira que morava em favelas caiu 16% desde os anos 2000. Essa redução das favelas se deve a programas do governo para aumentar a renda da população, redução do crescimento da população, entre outros. Na Índia mais de 125 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas, número que retrata a quantidade de pessoas que melhorou de vida nos últimos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário